Logo Corecon-SP

Na sua 31ª edição, o Prêmio Brasil de Economia (PBE) 2025, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), revelou os vencedores das diferentes categorias da premiação. O evento tem como objetivo incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento na área econômica, reconhecendo os melhores trabalhos realizados por economistas e estudantes de todo o Brasil. As categorias contempladas foram: Livro de Economia, Artigo Técnico/Científico, Artigo Temático e Monografia de Graduação.

O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) parabeniza os profissionais e estudantes do estado que se destacaram na premiação, representando com excelência a qualidade da pesquisa econômica paulista.

Confira os resultados das categorias com participação dos premiados de São Paulo:

Categoria Livro de Economia:
– 1º Lugar (Prêmio de R$ 8.000,00):
Economista: Ladislau Dowbor
Título: “Os desafios da revolução digital”

– 2º Lugar (Menção Honrosa):
Economista: Alexandre de Freitas Barbosa
Título: “Celso Furtado: Trajetória, pensamento e método”

Categoria Artigo Temático – COP 30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima:
– 2º Lugar (Menção Honrosa):
Estudante: Bruno Almeida de Azara
Instituição: Universidade Federal do ABC

Categoria Monografia de Graduação:
– 5º Lugar (Menção Honrosa):
Estudante: Júlia Manini Martins Bonilha
Título: “Transferência de Renda Condicionada e o Mercado de Trabalho Formal: Uma Análise dos Municípios Brasileiros”
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

O Cofecon e o Corecon-SP destacam a importância do Prêmio Brasil de Economia como uma oportunidade para valorizar os esforços acadêmicos e profissionais que contribuem para o avanço do conhecimento econômico no país. Parabéns a todos os vencedores e participantes desta edição!