Em um encontro realizado na sede do Corecon-SP, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES) oficializaram um importante Acordo de Cooperação Técnica que visa ampliar e aperfeiçoar a atuação do economista na área.
O documento foi assinado pela Presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, e pelo Presidente da ABPES, André Ricardo de Souza, estabelecendo um compromisso conjunto para a promoção do desenvolvimento econômico e geração de renda voltado a grupos e coletivos de Economia Solidária.
A cerimônia de assinatura contou com a presença estratégica de lideranças que reforçam o protagonismo de São Paulo nesta agenda. Participaram do ato o Conselheiro Federal Pedro Afonso Gomes e Carlos Cordeiro, Conselheiro que coordena a Comissão de Economia Solidária do Corecon-SP.
A parceria busca integrar o conhecimento acadêmico da ABPES com a força institucional do Sistema Cofecon/Corecons para expandir a atuação de Economistas na área e desenvolver a área da Economia Solidária em todo o país. O acordo prevê a elaboração conjunta de conteúdos informativos, a realização de treinamentos, oficinas e consultorias, além da criação de grupos de profissionais engajados no setor.
Com essa união de esforços, as instituições pretendem capacitar profissionais e coletivos, fomentando um modelo de desenvolvimento socioeconômico que priorize a inclusão e a sustentabilidade, contando com o suporte técnico essencial da comissão paulista para irradiar essas boas práticas para os demais estados.
O Corecon-SP possui uma comissão dedicada ao tema que se destaca por ser extremamente atuante e colocou-se à disposição para contribuir para a implementação das ações previstas no plano de trabalho nacional.
