Logo Corecon-SP

Além dos novos conselheiros empossados, foram reconduzidos aos cargos Tania Cristina Teixeira, como presidente, e João Manoel Gonçalves Barbosa, como vice-presidente

No dia 6 de fevereiro, o Corecon-SP esteve em Brasília para participar da plenária ampliada, da recondução da presidente e do vice-presidente, além da posse dos novos conselheiros do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

O encontro reuniu conselheiros de todo o país, representantes de seus respectivos estados e integrantes do Sistema Cofecon/Corecons. O presidente Haroldo da Silva e o vice-presidente Antonio Prado prestigiaram a programação, que teve início com a plenária diurna e se estendeu até a noite, quando ocorreu a cerimônia de posse da presidente Tania Cristina Teixeira, do vice-presidente João Manoel Gonçalves Barbosa e dos novos conselheiros do Cofecon.

Por São Paulo, foram empossados como conselheiros federais o ex-presidente Odilon Guedes, como membro efetivo, e o ex-delegado regional do Corecon-SP na Baixada Santista, Sérgio Roberto Rodrigues, como suplente.

Também estiveram presentes os conselheiros federais Pedro Afonso Gomes, Claudemir Galvani e Antonio Corrêa de Lacerda.

A plenária contou com a participação da presidente Tânia Teixeira, que conduziu os trabalhos, além da presença dos presidentes e representantes dos Corecons de todo o Brasil.

Participação do Corecon-SP na plenária ampliada

Cerimônia de posse

À noite, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, ocorreu a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Cofecon para o triênio 2026–2028 e do Corecon-DF. A solenidade reuniu economistas, ministros de Estado, autoridades, docentes e convidados.

A mesa solene do evento foi composta pela presidente do Cofecon, Tania Cristina Teixeira; pela presidente do Corecon-DF, Luciana Acioly da Silva; pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann; pelo ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; pelo ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; pela presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo; e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Um dos pontos altos da solenidade foi a entrega de premiações a destaques e personalidades da área econômica: Aloizio Mercadante, como Personalidade Econômica do Ano; Luciana Mendes Santos Servo, na categoria Mulher Economista do Ano; o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como Destaque Econômico do Ano – Modalidade Desempenho Técnico; a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), como Destaque Econômico do Ano – Modalidade Academia; e o ICL Notícias, como Destaque Econômico do Ano – Modalidade Mídia. Também foi concedida a premiação Mulher Transformadora do Ano a Nelsa Inês Fabian Nespolo.

Além disso, foram entregues os prêmios da 4ª edição do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas aos representantes dos grupos vencedores nas categorias Assessoramento de Projetos, para Sibelle Cornélio Diniz (Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais), e Artigo Científico, para Isabel Pessoa de Arruda Raposo (Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Registros da solenidade de posse dos novos conselheiros