Logo Corecon-SP

A convite da Universidade São Judas Tadeu (USJT) – Campus Mooca, o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, participou de uma aula especial com os alunos do curso de Ciências Econômicas, integrantes do projeto extensionista de Economia Solidária oferecido pela instituição.

Essa foi a primeira atividade do projeto de extensão da Universidade São Judas, desenvolvido em parceria com o Corecon-SP, voltado à inclusão produtiva e ao fortalecimento da economia popular e solidária.

Durante sua participação, Odilon Guedes falou sobre a importância do papel do Estado na economia, destacando a necessidade de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico com justiça social. O presidente também apresentou a campanha de Orçamento Público e Transparência Popular promovida pelo Corecon-SP, que incentiva a participação cidadã e o controle social sobre os recursos públicos.

“Conhecer o orçamento público é fundamental, especialmente para quem deseja ocupar espaços públicos ou atuar na formulação de políticas econômicas. Essa é uma área que oferece inúmeras demandas e oportunidades para os economistas”, afirmou Odilon Guedes, ao comentar sobre o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo no estado de São Paulo — em reuniões com prefeitos e vereadores — e sobre a importância da contratação de mais economistas para o setor público.

O encontro contou ainda com a participação do professor Egeu Esteves, que ministrou um bate-papo sobre “Economia Solidária: conceituação e histórico”, contextualizando o papel das cooperativas e empreendimentos solidários na promoção da inclusão social, do trabalho coletivo e da geração de renda sustentável. O conselheiro do Corecon-SP, Carlos Cordeiro, também esteve presente e compartilhou com os estudantes sua trajetória e experiências dentro do campo da economia solidária.

O Corecon-SP agradece ao professor e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade São Judas, Miguel Huertas Neto, e à professora Maria José Giaretta, responsável pelo projeto, pelo convite e pela parceria na promoção de debates sobre temas relevantes à formação dos futuros economistas e ao fortalecimento da economia solidária no Estado de São Paulo.