- Conselho criou modelo simplificado de apresentação das receitas e despesas como sugestão de uso pelas Prefeituras
- Campanha irá mobilizar economistas do estado de São Paulo para que articulem com gestores públicos e apresentem o modelo de orçamento sugerido pelo Corecon-SP
- Objetivo é que as prefeituras demonstrem seus gastos por meio de paineis eletrônicos ou banners colocados em espaços de grande circulação e fácil acesso da população
Economista, o Corecon-SP está lançando a campanha “Orçamento Público e Transparência Popular” para tornar o orçamento público de seu município mais transparente e acessível a população. E você pode ter um papel fundamental nessa ação que visa a ampliação da cidadania e o melhor cuidado com o dinheiro público.
Veja aqui a sugestão do modelo de orçamento público
O Corecon-SP criou, por meio da sua Comissão de Economia do Setor Público, um modelo simplificado de exibição das receitas e despesas municipais. O material será apresentado aos gestores públicos, sugerindo que estes a utilizem como método de prestação de contas à sociedade, o que o Conselho sugere que seja feito por meio de paineis eletrônicos ou outras formas de comunicação visual (banners) na frente das Prefeituras e/ou em espaços de grande circulação e fácil acesso da população.
Leia abaixo e veja como você, economista, pode contribuir, articulando encontros com representantes das prefeituras; apresentando a campanha; explicando a ação para outras lideranças da cidade; divulgando a campanha para imprensa; sugerindo que as prefeituras adotem essa forma de apresentação do orçamento para a população
Objetivo da campanha
O objetivo da Campanha Orçamento Público e Transparência Popular é ampliar, facilitar, simplificar e possibilitar o acesso das pessoas ao orçamento de seus municípios, estimulando, inclusive, o interesse da população em saber o destino dado aos recursos públicos.
“Ampliar a conscientização e a participação popular no processo de construção orçamentária é uma forma de ajudar a sociedade a definir os seus rumos: favorece o bem-estar social, avigora a democracia e, por consequência, promove a cidadania. É uma pauta suprapartidária e não ideológica, sendo uma prioridade de todos aqueles que defendem a boa, eficaz e transparente gestão dos recursos públicos”, explica o Vice-Presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, que também coordena a Comissão de Economia do Setor Público do Conselho e é idealizador da Campanha.
De acordo com o Economista, é certo que a transparência das informações públicas e a participação popular na construção dos Orçamentos Públicos tiveram avanços importantes nas últimas décadas, a partir de políticas como a Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência, o Orçamento Participativo, entre outras, mas que, neste momento, é possível e necessário dar um passo adiante.
“O atual estágio tecnológico, educacional e administrativo em que nos encontramos já nos permite progredirmos mais. Nesta linha, reforçamos a necessidade de que seja criada uma peça mais inteligível ao grande público, que seja capaz de traduzir as receitas e as despesas de uma prefeitura de forma descomplicada. Esta é a motivação da campanha do Corecon-SP: democratizar os dados das Prefeituras e, a partir deste modelo mais simples e objetivo, demonstrar exatamente o que se ganha e o que se gasta, sem segredos e tecnicismos”, explica Odilon.
Segundo ele, atualmente, os orçamentos dos municípios com termos técnicos ou genéricos impedem a compreensão precisa das origens e das destinações dos recursos públicos.
Como a campanha irá funcionar
O Corecon-SP, com sede em São Paulo (capital), vai expandir a Campanha para todas as cidades do litoral e do interior de São Paulo, para mobilizar os Economistas de todo o Estado. O Conselho conta com Delegados (representantes) nas mais diversas regiões que ajudarão a divulgar a campanha e seus propósitos junto às administrações locais.
Além de sensibilizar os gestores e agentes públicos, a “Campanha Orçamento Público e Transparência Popular” também visa alcançar diretamente a sociedade.
Em um segundo momento, o Corecon-SP estimulará que as prefeituras forneçam cursos, aulas e palestras para gestores, jornalistas, Economistas e líderes sociais que trabalham ou pretendem trabalhar com o Orçamento Público, além de interessados em compreender esta importante peça da gestão pública.
Como os economistas podem ajudar
Solicitamos que, primeiramente, os economistas interessados em ajudar entrem em contato com a equipe de Comunicação do Corecon-SP para conhecer melhor a campanha e interagir com os membros da Comissão de Economia do Setor Público.
Todos serão orientados a procurar as prefeituras das suas cidades para apresentação da campanha e do modelo de orçamento sugerido pelo Conselho.
O Corecon-SP também sugere que a imprensa dos municípios seja acionada pelos economistas, visando que a notícia alcance toda a população.
“Ao participar dessa campanha, os economistas terão um papel fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de sua cidade, a partir do acesso da população aos gastos da cidade”, diz o coordenador da Campanha Odilon Guedes.
Excelente iniciativa do CORECON
Boa tarde!
Atualmente trabalho com consultoria para órgãos públicos na área de contabilidade pública, mais especificamente em planejamento orçamentário. Atendo diversos municípios do estado de SP e gostaria de saber se posso ajudar de alguma maneira a divulgar esse trabalho.
A campanha é muito significativa e necessária! Eu apoio!