Visita à cidade resultou em encontros com autoridades, docentes, homenagens aos economistas com mais de 50 anos de idade e orientações sobre IA e gestão de crise nas empresas
A cidade de Sorocaba sediou no último sábado, 22 de junho, o 7º Café com Economistas promovido pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP). O evento aconteceu no Grand Hotel Royal e foi a primeira vez que a cidade recebeu o encontro.
Durante toda manhã, os participantes trocaram informações, compartilharam experiências e puderam se atualizar com as palestras sobre ‘Inteligência Artificial’ e ‘Gestão Econômica de Empresas em Dificuldades’.
Homenagens no Café
Um dos pontos marcantes do Café foi a homenagem aos economistas registrados no Corecon-SP com 50 anos de idade ou mais, que foram condecorados por suas contribuições ao longo de tantos anos no campo da economia.
Palestras do Café
A primeira atividade do dia foi conduzida pelo presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, que falou sobre “Gestão Econômica de Empresas em Dificuldades”, apontando estratégias e práticas essenciais para lidar com situações de crise e recuperação empresarial.
Já a segunda palestra, explorou os “Impactos da Inteligência Artificial na Economia de Sorocaba e região”, e foi ministrada pelo economista, conselheiro e coordenador do Fórum de Delegacias do Corecon-SP, Welinton Santos.
Visitas Institucionais em Sorocaba
Na sexta-feira, 21 de junho, véspera do Café com Economistas, a comitiva do Corecon-SP realizou uma série de visitas institucionais, a fim de promover parcerias que resultem em oportunidades e benefícios em prol dos economistas da região.
A caravana do Corecon-SP foi composta pelo presidente Pedro Afonso Gomes; pelo conselheiro Welinton; o delegado do Corecon-SP em Sorocaba, Paulo Ricardo de Oliveira; e pela equipe de Comunicação da entidade.
Manhã
O primeiro encontro do dia aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba, que contou com as presenças do Secretário interino, Cleber Fernandes; da Chefe de Desenvolvimento Empresarial, Natália Farias; e do membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Sérgio Paulo Chagas.
Em seguida, a agenda continuou na Athon Ensino Superior, instituição de ensino com a recepção feita por Sandro Vidotto, Diretor Geral; Angelo Agulha, Coordenador da Athon Soluções; Sílvio Buria, Coordenador dos cursos da área de negócios – inclusive Ciências Econômicas; Osvaldo Zalewska e João Neroni, docentes da graduação em Ciências Econômica e em MBAs da entidade.
Tarde
Na parte da tarde, os representantes do Corecon-SP foram recebidos pelos Diretor Titular, Dr. Erly Domingues de Syllos, e pelo 1º Vice-Diretor, Dr. Mário Tanigawa, ambos do CIESP Regional em Sorocaba.
A quarta reunião foi na OAB – Subseção Sorocaba. O vice-presidente da Ordem, Dr. João Paulo Milano da Silva, se encontrou com Pedro Afonso Gomes e Welinton Santos
Logo após, o Corecon-SP foi conhecer as instalações da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, para uma reunião com as professoras doutoras Karina Martins, Diretora do Campus; Aniela Carrara, Vice-Chefe do Departamento de Economia; e Andréa Ferro, Coordenadora do Laboratório de Economia Aplicada e Econometria.
Noite
Por fim, fechando a agenda de encontros do dia, a última visita aconteceu na sede do Jornal Cruzeiro do Sul, órgão de imprensa que já tem 121 anos de existência contínua, e que é a face mais visível da Fundação Ubaldino do Amaral, que administra várias entidades de serviço à população, como escola, asilo e hospital psiquiátrico.
O encontro contou com as participações do último instituidor vivo da Fundação Ubaldino do Amaral, Dr. Laelso Rodrigues, e da Editora Responsável pelo Jornal Cruzeiro do Sul, jornalista Denise Rocha.
Próximas paradas do Café com Economistas
O Corecon-SP segue com seu evento pelo interior do estado de SP, visando estar perto dos seus economistas registrados. Em breve, divulgaremos a próxima cidade que será visitada pelo Conselho.
Acesse aqui link com as fotos da entrega de certificados realizada aos participantes do café e aos economistas com 50 anos ou mais de idade – https://drive.google.com/drive/folders/12cBsVRL01ohCp2kF6wYl1mE3dfQi3oMn