A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizou no dia 9 de outubro, um debate com especialistas e economistas para analisar a atual política monetária do Brasil e o Banco Central. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) e da Associação de Economistas pela Democracia (ABED).
O Corecon-SP foi representado no evento pelo vice-presidente Odilon Guedes, que contou ainda com as presenças dos conselheiros Antonio Prado e Carlos Cordeiro e do integrante da Comissão de Educação do Conselho e coordenador da Comissão de Educação do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Claudemir Galvani.
O debate foi composto pelo economista e conselheiro do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, o professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo, o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-SP, Pedro Serrano.
A mediação do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, que ocorre mensalmente e realizou a sua oitava edição, foi conduzida pela professora e mestre em Economia Mariana Jansen.
Entre as discussões abordadas no Seminário, os convidados destacaram temas centrais, como a nova liderança do Banco Central, que a partir de 2025 será comandado pelo economista registrado no Corecon-SP e ex-aluno da PUC-SP, Gabriel Galípolo, os desafios que ele enfrentará à frente do BC, ressaltando a importância da taxa de juros no controle da inflação e o impacto das políticas monetárias na economia real, além do crescimento econômico do país.
Assista a íntegra do debate no canal DTI Ao Vivo da PUC-SP: https://www.youtube.com/live/8kjgxwIu_xE