Logo Corecon-SP

A campanha Orçamento Público e Transparência Popular, também conhecida como Orçamento Cidadão, recebeu um importante apoio para sua implantação em Fernandópolis.

Por meio do delegado do Corecon-SP na cidade, Geraldo Pedro Paschoalini, o vereador Daniel de Domênicis solicitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Tridico Arroio, que encaminhasse ao prefeito João Paulo Sales Cantarella o pedido de implementação do orçamento cidadão no município.

No pedido apresentado, o vereador Daniel destacou que a proposta tem como objetivo promover a transparência, o controle social e o exercício pleno da cidadania, por meio da implantação do Orçamento Cidadão — instrumento que traduz as informações técnicas do orçamento público para uma linguagem simples e acessível, permitindo que qualquer cidadão compreenda como os recursos municipais são arrecadados e aplicados.

Atualmente, a campanha Orçamento Público e Transparência Popular, do Corecon-SP, já foi apresentada em mais de 40 municípios paulistas. Destacam-se cidades como Marília, Vera Cruz e Graça, que já implantaram o projeto, além de outras localidades onde a iniciativa foi aprovada pelas Câmaras Municipais ou segue em discussão.

A ação é resultado do empenho dos conselheiros e delegados do Corecon-SP, que, ao longo de 2025, têm dialogado e discutido sobre a implantação do projeto e a importância de ampliar a campanha nas suas respectivas cidades para garantir maior acesso da população às informações sobre o orçamento público.