Logo Corecon-SP

Para administrar o dinheiro com eficácia, e posteriormente com eficiência, é necessário perceber que os resultados desejados apenas serão alcançados com disciplina e superando alguns desafios cotidianos. E a etapa principal para superar estes desafios está no comportamento que o indivíduo possui em relação a maneira que ele valoriza o esforço para obter resultados.

Para facilitar o  caminho e sugerir um direcionamento, segue abaixo alguns pontos a serem seguidos:

  • Controlar os gastos: é necessário anotar tudo que se gasta, pois uma forma eficiente que o cérebro registra as informações é através da escrita, desta maneira evita o esquecimento dentro de uma rotina diária com inúmeras atividades que o indivíduo possui.
  • Gastar menos do que ganha: esta é a regra mais importante quando se trata de Finanças Pessoais, pois o dinheiro envolve matemática, e destacando que a referência é quanto se ganha, pois a renda impõe um limite de orçamento para os gastos.
  • Criar uma reserva financeira: no dia-a-dia todos estamos sujeitos a vários imprevistos que a vida nos coloca. Para conseguirmos administrar com um pouco de segurança é necessário possuir uma Reserva Financeira de Emergência. O ideal é reservar uma parte mensal da renda para esta finalidade.