Logo Corecon-SP

Objetivo da visita é contribuir para o desenvolvimento do país, criando-se, também, novas oportunidades de trabalho para os Economistas nas áreas de tecnologia e inovação

 O Corecon-SP visitou no dia 19 de julho dois importantes centros do Vale do Paraíba que têm a missão de promover a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo: o Parque Tecnológico São José dos Campos e o CIEJ (Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí).

É essencial que todas as iniciativas dessa natureza, para que sejam viáveis e sustentáveis, sejam fundadas em análises e estudos econômicos e financeiros, que são especialidades próprias dos Economistas.

Portanto, o trabalho dos economistas é fundamental em todas as fases de um negócio, desde a concepção até a internacionalização de um produto.

Foi pensando nisso, nessa relação primordial entre a Economia e o desenvolvimento das empresas que atuam ou que estão sendo constituídas dentro do PqTec de São José dos Campos ou do CIEJ, que a visita do Corecon-SP aconteceu. Estiveram por lá o Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes; e os Conselheiros Welinton Santos e Fernanda Della Rosa.

Welinton ocupa o cargo de Coordenador da Comissão de Delegacias do Corecon-SP, promovendo ações de atuação e valorização dos Economistas no interior e no litoral do estado; e Fernanda é Coordenadora da Comissão da Mulher, responsável por iniciativas que alavanquem, especialmente, a carreira das Economistas.

O Presidente da entidade explica que somente dentro do Parque de São José dos Campos têm mais de 200 empresas de ponta, algumas delas ainda atuando como startups outras já consolidadas e que este é o futuro.

“O futuro é a tecnologia”, diz Pedro enfatizando que, por isso, é fundamental esse entrelaçamento entre os Economistas, engenheiros e outros profissionais que tragam para esse século XXI a produção econômica, o rendimento e a distribuição de renda. Tudo isso, a partir da tecnologia.

Ele conta que essa foi apenas uma primeira visita ao Parque, onde foram recebidos pelo Diretor Marcelo Nunes da Silva, e que outras reuniões mais técnicas serão realizadas.

Marcelo explicou que o Parque Tecnológico recebe semanalmente a visita de instituições nacionais e internacionais para o fomento de tecnologia e inovação e para que as entidades conheçam as nossas iniciativas e programas do Parque.

“Nosso propósito é aproximar as empresas de todas as instituições que possam apoiar novos produtos e serviços à população e o Corecon-SP, por meio dos seus Economistas, podem contribuir e construir um ambiente ainda mais propício para os negócios de suas empresas e startups”, disse o Diretor do PqTec de São José dos Campos.

O Presidente do Corecon-SP completou dizendo que “Nossa categoria será beneficiada por meio das futuras parcerias com o Parque e com a divulgação, entre essas empresas de inovação, sobre a importância do trabalho dos Economistas. Assim, serão beneficiadas todas as organizações que estão aqui ou que venham estar e, claro, toda a sociedade”.

Importância do CIEJ em Jacareí

No Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí, o Presidente e os Conselheiros Welinton e Fernanda foram recebidos por Walker Ferraz, Diretor dde Atividade Industrial na Prefeitura Municipal de Jacareí e pela Assessora do Gabinete e Coordenadora do CIEJ, Daniela Cristina Cambuzano.

Eles apresentaram o Centro, enfatizando o seu grande objetivo que é capacitar e qualificar empreendedores e empresários que almejam melhorar a gestão de uma empresa existente ou iniciar um novo negócio e que seja sustentável. E o conhecimento dos Economistas é imprescindível em todo esse processo.

Também esteve presente na visita, contribuindo com seu conhecimento sobre o município, o delegado do Corecon-SP em Jacareí, William Retamiro.

O CIEJ é um espaço público idealizado para a criação de projetos e empresas, coordenado pela Prefeitura, e que conta com o apoio de entidades, universidades e outras empresas da região.

O Corecon-SP ofereceu apoio, disponibilizando sua rede de contatos para divulgar os projetos do Centro e a expertise dos Economistas que podem contribuir muito com o crescimento desses novos negócios.

O Conselheiro Welinton explica que, por meio da sua Comissão, o Corecon-SP vai realizar trabalhos em conjuntos com esses Centros para desenvolver produtos, negócios e tecnologias, sempre com o objetivo de abrir novas oportunidades para os Economistas do estado de São Paulo.

Para a Conselheira Fernanda são muitas as empresas do Parque de São José dos Campos que podem contar com apoio das mulheres Economistas, além do trabalho das mulheres na área de tecnologia e inovação servir de grande inspiração para as profissionais da Economia.

Edital aberto no CIEJ

Neste momento, por exemplo, está aberto o edital do Inova Jacareí, meio pelo qual as pessoas que querem empreender ou já tem algo funcionando podem entrar no CIEJ e atuar em um ambiente com infraestrutura física, tecnológica e gerencial.

Uma triagem será realizada para que os melhores projetos participem desta nova edição do Inova.

Acesse o edital aqui – https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/AVISO-DE-CHAMAMENTO_INOVA.pdf