Logo Corecon-SP

O presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, cumpriu, na segunda-feira, 20 de outubro, uma série de compromissos institucionais em São José do Rio Preto, com o objetivo de fortalecer a presença e a valorização da profissão de economista na região, além de ampliar o diálogo com o setor público e a academia, bem como discutir a campanha de Transparência Pública e Orçamento Popular.

A agenda teve início na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, onde o presidente foi recebido pelo secretário Mário Welber, acompanhado dos delegados municipais do Corecon-SP em Rio Preto e Catanduva, José Mauro da Silva e Lidiane Grasiele de Souza, respectivamente. Durante o encontro, Odilon apresentou a campanha de Orçamento Público e Transparência Popular do Conselho e destacou a importância da contratação de economistas para área pública e estudantes de economia como estagiários em secretarias municipais e órgãos públicos.

O secretário demonstrou apoio à proposta e ficou de avançar no fortalecimento e diálogo com os gestores da região sobre a campanha e a importância do economista. Ele também adiantou que, no início de 2026, o Conselho será convidado a participar de uma reunião que reunirá 37 prefeitos da região, com o objetivo de apresentar os projetos e iniciativas do Corecon-SP voltadas à gestão pública e ao desenvolvimento econômico.

Em seguida, o presidente concedeu uma entrevista ao vivo à TV Câmara de São José do Rio Preto, na qual detalhou os objetivos da campanha de Orçamento Público e Transparência Popular e da valorização da economista para atuar na área pública, tanto no executivo quanto nas câmaras, e também discutir a questão da importância de contratar estudantes de economia como estagiários. A entrevista, com cerca de 30 minutos de duração, destacou também a relevância de se aprovar legislações municipais que estimulem a presença do profissional de Economia na administração pública.

Encerrando a programação, o presidente Odilon Guedes ministrou palestra na Universidade Paulista (UNIP), campus São José do Rio Preto, abordando o papel e a importância do Estado em relação à sociedade. Também abordou a importância da profissão de economista, tanto no poder público quanto no setor privado. O evento contou com a presença da diretora do campus, professora Simone Azevedo Buchala; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mário Welber; do representante do Sebrae, Victor Dantin; e do delegado José Mauro, que também é coordenador do curso de Ciências Econômicas da instituição. Mais de 100 alunos participaram ativamente do debate, contribuindo para o enriquecimento da discussão e o sucesso do encontro.

O Corecon-SP agradece ao delegado José Mauro da Silva pela receptividade e condução da agenda de atividades em São José do Rio Preto, que contribuíram para o êxito das ações e para o fortalecimento da presença do Conselho na região.

A visita reforçou o compromisso do Corecon-SP com a formação, valorização e inserção dos economistas em diferentes esferas da sociedade, além de fortalecer o relacionamento institucional com o poder público e a academia na região de São José do Rio Preto.